Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home4/drapat23/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Lavagem nasal em crianças! Receita de soro caseiro  – Dra Patrícia Santana
Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home4/drapat23/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/custom-css/module.php on line 76

Lavagem nasal em crianças! Receita de soro caseiro 

Você já deve ter ouvido falar bastante sobre a lavagem nasal com soro fisiológico, e é compreensível se você está cansada de gastar horrores nas farmácias. A boa notícia é que o soro não é apenas um vilão no seu orçamento; na verdade, é um grande aliado na prevenção de infecções respiratórias.

Quando falamos em gripe, resfriados e sinusite, a lavagem nasal com soro fisiológico pode ser uma verdadeira aliada, reduzindo a intensidade e a duração dos sintomas. O segredo está em realizar a técnica corretamente, sem pressionar demais.

Como fazer soro fisiológico em casa

Agora, aqui vai uma dica amiga: você sabia que é possível fazer soro caseiro em casa? Sim, é verdade! O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido até recomenda uma receitinha simples:

500 ml de água filtrada

½ colher de chá de sal

½ colher de chá de bicarbonato de sódio

Misture bem todos esses ingredientes, deixe em temperatura ambiente, coloque no dispositivo que você usa para lavar as narinas, e pronto! Uma solução econômica e eficaz para manter a saúde respiratória em dia. Seu bolso agradece, e sua saúde também!

Dicas para fazer lavagem nasal em bebês

Realizar a lavagem nasal com soro fisiológico é um procedimento incrível – sem contra-indicações ou limites de idade! Além disso, é super acessível e eficaz. Se você está se perguntando como começar, aqui vão algumas dicas simples.

Para os pequeninos, como os bebês, comece com pequenas quantidades, cerca de 0,5 a 1 ml em cada narina. Repita conforme necessário, e à medida que ganha confiança, ajuste a quantidade conforme a necessidade. A posição ideal é sentada ou em pé.

Lembre-se de que o soro deve estar em temperatura ambiente ou morno, nada de gelado! O conforto é a chave para uma lavagem nasal tranquila.

Experimente essa técnica amigável e econômica para manter sua saúde respiratória em dia. Comece devagar, sinta-se confortável e aproveite os benefícios de uma lavagem nasal eficiente!

Dicas para estimular crianças a fazerem lavagem nasal sozinhas

  • A primeira dica é conhecer a técnica! Antes de estimular que o pequeno faça sozinho, você deve fazer muitas vezes nele para que ele entenda o jeito certo. Lembre-se, alto volume, pressão e técnica inadequada podem assustar, sangrar ou até causar dor no ouvido!
  • Inclua a criança no processo de preparo! Isso dá a sensação de autonomia e pertencimento, algo super importante para eles!
  • Use o Lúdico e o Bom Humor – Transforme essa missão em uma brincadeira. Dê o remédio e lave o nariz do boneco, por exemplo! Conte uma história com personagens que ficaram doentes e precisam tomar remédios para ficar saudáveis! Construa sua história!
  • Explique que é importante, que eles irão respirar melhor e que isso melhora sua saúde! Utilize seringas com desenhos, adesivos!
  • DÊ opções de escolha – você quer lavar o nariz no banheiro ou no quarto, você decide! Você quer lavar com a seringa ou a garrafinha, você decide! Utilize o “Você decide” para que ela se sinta importante no processo!
  • Valide os sentimentos, diga: Filho, eu entendo que você não gosta de lavar o nariz, mas é preciso! Você vai melhorar e nós vamos ficar bem para passear e brincar o mais rápido possível!
  • Outra dica é começar desde cedo, quanto mais cedo, mais fácil a compreensão! Seja firme e gentil! Dê um beijo ou abraço, diga que o ama e que é para o bem deles, antes e depois de realizar.
  • Dê exemplo! Mostre que você também faz! Mostrar vídeos de outras crianças realizando também é interessante!

    Lembre-se, é um bem necessário! Aos poucos, a criança vai entendendo que mesmo sendo desconfortável, faz bem para a sua saúde!