Eu sei que seu bebê dorme muito mais fácil e rápido quando está mamando, não é mesmo? Sugar o seio além de nutritivo também acalma e relaxa. Eu sempre digo que o seio materno vai muito além de nutrição! Mas e dormir no peito? Pode ou não ?
Dormir no peito é algo totalmente natural. O Dr James Mckenna criou um termo chamado “breastsleeping” onde mostra que dormir junto e amamentar é uma forma de proteger a criança. um dos maiores estudiosos e referência internacional sobre o tema.
A amamentação e o sono acompanhado (quarto ou cama compartilhada de forma segura) são fatores de proteção contra a síndrome de morte súbita do lactente. E mesmo depois do período considerado crítico para este evento (+1 ano), ela continua sendo benéfica para a mãe e o bebê sob vários aspectos.
Os pesquisadores McKenna & Joyce argumentam:
“Apesar das dramáticas mudanças culturais e tecnológicas no ocidente industrializado, os bebês humanos ainda nascem como os primatas mais imaturos neurologicamente de todos, com apenas 25% de seu volume cerebral. Isso representa uma característica singularmente humana que só poderia se desenvolver biologicamente (na verdade, só é possível) com o contato e proximidade contínuos da mãe – o corpo materno provou ser o único ambiente ao qual a criança está verdadeiramente adaptada, para o qual até a moderna tecnologia ocidental não foi capaz de produzir um substituto”.
Por aqui, meu filho dormiu mamando enquanto precisou, depois avançou com o tempo para o mamar para dormir, até que começou a dormir sem precisar mamar, só com a minha presença. Agora até adormece sozinho.
Tanto o desmame como o sono são processos evolutivos. É muito legal ver que através da conversa e do respeito a cada fases do desenvolvimento, tudo torna mais fácil e esta é evolução natural aparece tudo no seu tempo
Cuidado com que o mercado do sono te vende e o que a sociedade te cobra! Tudo tem seu tempo, basta você estar munida de informações!