Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home4/drapat23/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Dar colo NÃO faz mal!  – Dra Patrícia Santana

Dar colo NÃO faz mal! 

Me diz uma coisa aqui, você já ouviu alguma vez que “dar colo demais estraga e vai acostumar mal o bebê?”. Já algum dia se questionou se esta mimando demais seu filho por dar colo?

Quero te contar uma coisa, se você nunca deu bola para estes tipos de comentários, você está certíssima! Um dia, sentiremos saudades! E sabe de outra coisa, pode ser mais cedo do que imaginamos.

Dar colo é importante para acalmar o bebê

Meu filho hoje, por muitas vezes não quer mais ficar no colo! Então conto-lhes, não existe um lugar mais tranquilo e seguro do que o colo de uma família, principalmente da mãe.

Pensa comigo, um bebê, que fica em seu ventre, escutando seus batimentos cardíacos e pulsação do cordão umbilical, por todo momento, aquele contato intenso, de repente ele se vê em um mundo completamente novo! Vem o Medo! Tudo é muito estranho! Vem o choro, e o que acalma é o colo, quentinho!

O toque é um dos primeiros sentidos a se desenvolver. Após o nascimento, as mães permanecem próximas aos seus bebês, como algo instintivo e evolutivamente conservado entre os mamíferos.

É uma das formas mais antigas de comunicação mãe-bebê, regulando a excitação dos bebês! O toque materno ativo, massagem, contato pele a pele, é fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudável dos sistemas imunológico, endócrino e nervoso.

Benefícios do toque materno vão além da infância

Estes benefícios na infância também são aparentes ao longo da vida. Um estudo realizado na Flórida com 48 macacos bebês saudáveis, nascidos em 2012 a 2014, separaram ao nascimento, os bebês das suas mães e eles foram criados em um berçário individualmente e alojados em incubadoras nas duas primeiras semanas de vida e em gaiolas maiores até as 12 semanas de idade.

Todos continham brinquedos. Os bebês foram alimentados com mamadeira. Foram divididos em 3 grupos:

GRUPO A – tinha exposição ao toque e interações face a face;

GRUPO B – tinha toque mas SEM interações face-face;

GRUPO C – tinha criação padrão, sem manuseio adicional.

Foi observado que os recém-nascidos que receberam tratamento extra (olhar + toque) responderam mais positivamente aos cuidados, melhor desenvolvimento cognitivo e social mostrando que o toque neonatal pode apoiar amplamente o desenvolvimento dos bebês até o longo da vida.

Ignore quem diz que dar colo faz mal!

Este mundo tá perdido! Colo não faz mal, mas dizem para não dar. Açúcar faz mal, mas dizem para dar! Vai entender! A vida é muito curta para você achar que colo acostuma mal!

Meu conselho é ame, dê colo, afeto! Não ligue se te disserem que colo estraga. Muito pelo contrário, você está mudando o mundo para melhor! Não acham?